skyline pigeon

pugmil tem forma de tabuleiro quadrilateramente perfeito. poderia, pelo mapa, soar a conjunto habitacional ou bairro planejado ou rascunho de um urbanista iniciante e pouco inspirado. porém, seu interior é bem menos quadrado do que se imagina.  talvez o mais intrigante entre os inúmeros nomes intrigantes de municípios improváveis espalhados pelo tocantins, esse, ao menos,  já começa com a vantagem de ser bastante acessível. a partir da capital palmas, são aproximadamente 60 km bem retos até paraíso (a pacata e destacada quinta maior cidade do estado, dita “capital da logística” por motivos até agora não aferidos pelo autor). daí, tomando a infernal belém-brasília, com seus caminhões e carretas onipresentes, são mais 21 km até o destino final (?!).

pugmil tem obsessão pelo seu próprio nome nos estabelecimentos comerciais. suas ruas abundam em pequenos cachorros hostis aos passantes. monumento central revela que em algum momento (talvez hoje mesmo) pugmil teve uma prefeita e uma vice-prefeita, ambas com cara de senhoras que fazem docinho para aumentar a renda em casa. a igreja verde lembra um galpão feio e uma limpeza incomum torna as ruas especialmente agradáveis, embora, pelas árvores baixas e prédios pequenos, passem a impressão de andarmos numa cidade de crianças.

mas pugmil faz refletir quando percebemos que, num universo tão diminuto, o conceito de bairro e de contraste social já salta tão forte. olhando o tabuleiro, vê-se uma metade mais arborizada. este é o bairro centro (!), todo calçado, com ruas batizadas de estados do norte e do nordeste (mais minas gerais, pra seguir uma tradição SUDENE/SUDAM, talvez). o outro bairro (me foge o nome) não conhece o asfalto e a ele restam apenas os nomes das capitais do norte e do nordeste para as ruas (mais belo horizonte, claro).

por fim, não é possível guardar o maior segredo que pugmil carrega:

Anúncios

Uma resposta para “skyline pigeon

  1. Alheios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s