Procurando os mapas

das linhas de transporte de metrô pelo Brasil, para fazer algo semelhante a uma colorida coleção de mapas dos metrôs pelos mundo que encontrei esses dias, me deparei com um emaranhado de informações. O vocabulário flutua: metrô, metrô de superfície, trem urbano, vlt, monotrilho, etc. Os mapas mostram o estado atual das linhas tão claramente quanto os projetos mais quiméricos – difícil saber o que realmente circula, o que se encontra em construção. O mesmo acontece com a descrição das redes: mostram mais o desejo das linhas cortando rapidamente as cidades, com brilho metálico e barulhinho de válvulas, ar-condicionado. PAC e Copa de 2014 são luzinhas no fim do túnel.

O que reúno aqui não passa de um passeio de uma não-especialista: informações técnicas se misturam a comentários pessoais. Mesmo das informações, poucas sólidas, muitas desatualizadas. As lacunas e pontos obscuros estão mais aqui para se perder do que para guiar.

BA, Salvador

Há anos o projeto caminha a passos lentos. Cada trecho da linha foi feito por uma empresa diferente, a bitola da linha muda, a altura da plataforma também. Ao que tudo indica os trens estão nos trilhos e começam a operar em 2011.

CE, Fortaleza

Dúvida: está em operação? São planos?

Cariri

Faz um ano, uma linha de trens verdinhos liga Crato a Juazeiro do Norte.

DF, Brasília

Em visita à cidade, não peguei o metrô. Os mapas me enganavam, não via as estações onde se dizia que havia. Mas também não procurei com afinco. Vi na rua onde que se deu o nome de “metrô” a uma linha que mais se assemelhava a ônibus – algo semelhante acontece no Rio de Janeiro.

GO, Goiânia

Um mapa bem técnico, várias discussões antigas em fóruns, um projeto já bem desatualizado.

MG, Belo Horizonte

Uma linha em funcionamento, duas outras em projeto.

PB, João Pessoa

Linha de trem a diesel ou de metrô, só sei que passa por uma paisagem muito mimosa e emocionante ao pôr-do-sol.

PE, Recife

Metrô simpático, com o mesmo lay-out do metrô de São Paulo. Leva até regiões periféricas, a rodoviária longínqua ou até o aeroporto que fica logo ali. O grande diferencial são as logos para cada estação, que rendem boas conversas aos curiosos em visita.

PI, Teresina

Na linha rodam trens húngaros, que já circularam no Rio Grande do Sul (vide foto que ilustra o começo deste post). Uma notícia fala de novos trens, outra de ligação até a cidade de Timon-MA (metrô interestadual?), outra de mudança na administração. O site da companhia de transportes apresenta algo que deve estar longe do estado atual. O da CBTU oferece pouco.

PR, Curitiba

Em construção.

RJ, Rio de Janeiro

Linhas e integrações à beça. Os cartões de tarifa se multiplicam, mas nada muito complicado. O “metrô na superfície” é uma linha de ônibus. Estações recém-reformadas, coloridinhas. A voz que anuncia as estações é automática, mas quebra a frieza desejando “que você tenha uma boa viagem, um bom dia!”.

RN, Natal

Poderia considerar “trem urbano” metrô?

SP, São Paulo

Difícil um mapa do estado atual das linhas: sempre em expansão, estações vão sendo inauguradas aos poucos, mas se multiplicam em proporção maior as linhas e estações em projeto. Além disso, os mapas costumam mesclar linhas do metrô com as de trens da CPTM, o que dá uma colorida otimista.

Plataformas protegidas por portões de vidro e trens sem condutor são as perspectivas com as quais nos deparamos.

3 Respostas para “Procurando os mapas

  1. Lucas Rodrigues

    Nem se compara que os trens e metros de sampa eah coisa boa… pode ser tumultuado, mas os trens são os mais conservados…
    abço

  2. O metrô de fortaleza está funcionando, a linha sul está em operação assistida, com 4 estações no subsolo, com uma elevada com integração terminal da parangaba, a linha oeste atualmente é o uma linha de VLT (Sem a estação parque soledade, floresta e Francisco sá), e estão fazendo um ramal na atual linha de cargas do porto do mucuripe, com integração ao aeroporto e ao terminal de ônibus do papicu e da e integração terminal da parangaba/linha sul

Deixe um comentário